BEM VINDOS AO MEU BLOG! BOA LEITURA!

sábado, 28 de janeiro de 2012

ESCOLHEU OS QUE ELE QUIS


 “Jesus subiu a montanha e chamou os que ele quis, e foram com ele. Ele constitui então doze, para que ficassem com ele e para que os enviasse a anunciar a boa nova, com o poder de expulsar os demônios”. (Mc 3,13-15)



O Senhor Jesus não quis cumprir a sua missão sozinho. Na verdade ele não quis ficar sozinho. Andou por esse mundo não fazendo outra coisa senão o bem (At 10,38), e ensinando ao povo a lei maior, a lei do amor. Mas sabendo que sua missão tinha um tempo definido, escolheu alguns dentre aqueles que o seguiam, para que ficassem com ele, anunciassem a boa nova e continuassem a sua missão. Nós também queridos, somos hoje os escolhidos do Senhor para ficar com ele e para anunciar a boa nova em em todos os lugares. Sim, podemos fazer dessa verdade nossa alegria, pois fomos escolhidos pelo próprio Jesus, e o seu espírito quem confirma essa escolha que é irrevogável. O Senhor não levou em conta nossas misérias, mas sim o quanto estamos dispostos em, apesar delas, viver a vida segundo seu evangelho. E é essa vivência que nos dá a disposição para anunciar o seu amor a todos.

O Senhor subiu a montanha, ficou a sós com seu pai, pois a decisão que seria tomada era grande demais para que se fizesse sem reflexão e oração. Que ensino ele nos deu visto que, mesmo sendo ele o Senhor, não poupou a si mesmo de recorrer a Deus neste momento. E ao descer da montanha após passar a noite em oração, escolheu os que ele quis. Sim amados, a escolha de Jesus para a missão não está baseado em nenhum outro critério senão a sua vontade. Não são as inteligências, nem as qualidades de um bom orador, ou a capacidade de seguir estritamente as leis da religião que contam na escolha de Jesus. Ele escolhe os que ele quer.

Estimados, o Senhor assim preferiu escolher os seus discípulos por que ele não queria apenas pessoas que seguissem os seus ensinamentos. Muito mais do que eu isso, ele procurava por amigos. Sim ele também ele quis amigos, tinha vontade de partilhar a vida, as dificuldades, as alegrias, as tristezas. Com certeza havia muitos homens com uma vida irrepreensível naqueles dias. Homens conhecedores da lei, íntegros, inteligentes. Mas Jesus quis escolher alguns pescadores, um cobrador de impostos, enfim homens simples, marginalizados, talvez até mesmo iletrados. Ele queria amigos e não servos!

A primeira missão delegada aos seus discípulos foi a de que ficassem com ele. Na verdade é essa a missão primaz de todo discípulo, estar ao lado do seu mestre para aprender com a sua vida, muito mais do que com seus ensinamentos. E é assim também conosco: somos chamados a antes de tudo estar com Jesus, conhecê-lo mais, amá-lo mais, viver ao seu lado. Somos chamados a assim como Maria fez estar aos pés do Senhor (Lc 19, 39). Como nos lembra o Documento de Aparecida (2007), não é possível ser um missionário sem antes ser discípulo. Além disso, e ao mesmo tempo, urge que sejamos discípulos e missionários. Concomitantes, essas duas situações formam como que cada um dos lados de uma mesma espada. Discipulado e missão. Escuta e proclamação da palavra. Um não pode ser vivido sem o outro. A missão requer o discipulado, enquanto este nos impele a missão.

Anunciar a boa nova: eis a nossa missão. O evangelho experimentado a partir do encontro com Jesus deve se tornar parte de nossa vivência no dia-a-dia. O mundo está repleto de filosofias, de estilos de vida, de doutrinas. Isto é muito sério: não podemos ser mais um grupo a propor um mais um modo de proceder moralmente no mundo. Não. Temos que ir além disso. Nós anunciamos o Deus que vendo os homens se perderem meio aos pecados deles se compadeceu pelo seu infinito amor. Amor pessoal, gratuito e que independe se nós o aceitamos ou não. Por esse motivo enviou seu único filho Jesus Cristo que, obediente ao pai foi crucificado, morto, mas que ressuscitou. E glorificado enviou o seu Espírito sobre aqueles que confiantes crerem em sua palavra. Este é o Querigma, o anúncio profético da crucificação, morte e ressurreição de Cristo. Mais este anúncio meus irmãos, deve ser fruto da nossa experiência em primeiro lugar. E essa experiência só quem pode nos dar é o Espírito Santo. O Batismo no Espírito Santo é essencial para o êxito de nossa missão, pois é ele quem convence o nosso coração da ação do Senhor Jesus. É ele quem nos convence do amor de Deus (Rm 5, 5). O Espírito ainda nos dá um novo ardor pela causa do evangelho, pois nos permite experimentarmos concretamente e sensivelmente o que por hora era somente palavra.



Que estas palavras sejam como que a motivação para este ano. Faço votos para que tenhamos ousadia, e sejamos dóceis ao Espírito de Cristo. O Senhor tem muito a realizar neste novo ano em nossos grupos, comunidades, famílias  Não se esqueça: Deus conta comigo e com você, Deus conta conosco para que sonhemos com ele esse lindo sonho. E ainda mais ele conta conosco para que trabalhemos na construção da civilização do amor, fruto da efusão do Espírito sobre todos os homens e mulheres.


©Alberto Fonseca. Graduando em História/UFRRJ. Janeiro-2012.
albertofonseca@ufrrj.br

Nenhum comentário: