BEM VINDOS AO MEU BLOG! BOA LEITURA!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O VERDADEIRO CAMINHO QUE NOS LEVA PARA A VIDA


“Já que vocês aceitaram Jesus Cristo como Senhor, vivam como cristãos: enraizados nele, vocês se edificam sobre ele e se apóiam na fé que lhes foi ensinada, transbordando em ações de graça. Cuidado para que ninguém escravize vocês através de filosofias enganosas e vãs, de acordo com as tradições humanas, que se baseiam nos elementos do mundo e, não em Cristo.” Cl 2, 6-8

A experiência do cristianismo é desde o seu início uma experiência de combate. Jesus Cristo só ficou conhecido pelos poderosos e governantes de seu tempo porque seus discursos denunciavam a ordem injusta com que eles governavam o povo, imputando obrigações que nem eles mesmos conseguiam cumprir. Assim, Jesus mostrou que de nada adiantava manifestar uma fé vigorosa se no seu interior
faltava a reta intenção. Se, em vez rasgar as vestes em público mostrando o quão piedosos eram, não rasgassem o coração diante da misericórdia de Deus. Se em vez de se esforçar para cumprir inúmeras leis, não tivessem o cuidado de observar apenas uma: a lei do amor mútuo. Essa foi a novidade trazida por Jesus, que primeiro foi transmitida e ensinada aos seus discípulos, e estes cuidaram não só de levá-las adiante mais também de espalharem-se pelo mundo afora anunciando essa boa nova, o que, só foi possível porque a passagem de Jesus em suas vidas deixou marcas concretas não sendo apenas algo de momento, e que não ficou somente no “oba-oba”.

Aquela novidade foi capaz de mudar a vida de muitos homens e mulheres. Foi capaz de transformar simples pescadores em eloquentes pregadores, perseguidores da palavra em perseguidos por amor a mesma palavra. A vida daqueles homens e mulheres após o encontro pessoal com Cristo foi totalmente diferente. Mas o que eu tenho a vos dizer é que ainda hoje Jesus tem tocado nos corações de homens e
mulheres e os tem transformado suas vidas. Tem mostrado que ser cristão não é simplesmente seguir um conjunto de regras e leis, mas, antes de tudo é o seguimento de uma pessoa: Jesus Cristo. Ser cristão é ser um outro Cristo. É tentar ao máximo se parecer com Jesus, conformando os seus atos aos de Cristo.

O cristão é aquele que aceitou Jesus em sua vida como medida de todas as coisas. Aceitar Jesus, para além da mudança de hábitos, é também dizer sim a Jesus e ter a sua vida conformada aos critérios dele. E isto requer uma mudança de mentalidade, esta sim capaz de trazer significativas e duradouras transformações na vida das pessoas. A mudança de mentalidade não é outra coisa senão a conversão. Converter nosso coração significa exatamente muda nossos pensamentos, nossas atitudes e não menos importante mudar nossos valores.

O ser humano tem por excelência o grande desejo pela felicidade e, só seremos felizes a medida em que encontramos um sentido para nossas vidas, que nos mostre aonde temos de ir para que assim não fiquemos a vagar pelo mundo sem ter destino. Jesus nos mostrou que ele é o caminho, a verdade e a vida, e ele é, na realidade, o verdadeiro caminho que nos leva para a vida. Eis aí segredo da felicidade. Existem diversos caminhos que nos levam nas mais diferentes direções. Existem inúmeros modos de se entender e viver a vida. Mas se todos estes não estiverem conectados de algum modo ao caminho de Jesus, se tornarão filosofias vãs caminhando para o vazio.

O encontro pessoal com Cristo abre para todos os que passam por esta experiência um novo horizonte, uma nova forma de encarar a vida que é muito diferente da realidade em que vivemos. Se nós já passamos por esta experiência, necessário nos é que nos edifiquemos cada vez mais em Cristo para que nossa fé não se esmaeça e fique no meio do caminho. Tenhamos a certeza de que o Senhor nos ama e seu maior desejo é que sejamos felizes por completo. Não tenhamos medo. Avancemos para águas mais profundas. Mergulhemos neste oceano. Deus nos oferece todo o seu amor e só nos pede uma coisa: que sejamos autênticos cristãos, amando-nos uns aos outros e levando outros a experimentar o seu amor.


©Alberto Fonseca. Graduando em História/UFRRJ. Setembro-2011.
albertofonseca@ufrrj.br

Nenhum comentário: