BEM VINDOS AO MEU BLOG! BOA LEITURA!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Transformai-vos pelo Espírito Santo


O Espírito Santo, nos diz o Papa Francisco, “lembra e imprime nos corações dos crentes as palavras que Jesus disse, e, precisamente por meio de tais palavras, a lei de Deus [...] é inscrita no nosso coração e se torna em nós princípio de avaliação nas escolhas e guia nas ações cotidianas, se torna princípio de vida.” Podemos dizer que o espírito vivifica a lei, fazendo-a se tornar operante em nós. Em outras palavras, a religião cristã que, para alguns se resume em seguir regras de conduta, preceitos, ou ainda simplesmente uma tradição familiar e social, para os que são transformados pelo Espírito Santo ela se torna um princípio de vida isto é, o começo de todas as coisas, de onde parte toda a conduta do homem.

A fé deve ser o ponto a partir do qual eu realizo as minhas ações e não o a finalidade delas. Eu devo ser bom para com os irmãos por que tendo a fé em Jesus Cristo, que deixou o mandamento do amor, sou conduzido a fazer isso, e não, o que é o seu contrário, fazer o bem para alcançar favores celestiais. Estarei então sendo justo com o Senhor que me amou por primeiro sem pedir nada em troca, e, é justamente por causa desse amor misericordioso que sou capaz de amar os outros.
 
Realizar as ações a partir da fé, de um coração transformado, cheio do Espírito Santo, eis a alegria que deveria tomar conta de nós. Evidentemente, sabemos que nossas ações contribuem com a nossa santificação, pois pela caridade que realizamos, pelos atos de bondade e misericórdia com os irmãos, o Senhor preenche-nos dos dons espirituais. Mas verdade é também que a justiça de Deus é diferente da justiça dos homens: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos [...]” (Isaías 55, 8). Então, não é porque eu sou bonzinho que Deus vai me abençoar, ou como é pregado por alguns cristãos, não é porque eu faço algo em nome de Deus que serei próspero aqui na terra. Por vezes acontece justamente o contrário: mesmo sendo fiel a Deus nem sempre minha vida estará mil maravilhas. Como nos recorda Santa Tereza D’Ávila: “Quem a Deus tem, mesmo que passe por momentos difíceis, sendo Deus o seu tesouro, nada lhe falta. Só Deus basta!”. Assim outra perspectiva se abre pra quem toma posse dessas palavras, pois a vida cristã não é sempre um mar de rosas, mas, não só é passível de dificuldades, como também às supõem, pois quem segue a cristo também deve sofrer como ele sofreu.

Isto tudo só é possível a um coração transformado, convertido, conduzido pelo Espírito.  Daí a urgência de pedirmos para que o Senhor cumpra a e promessa e nos envie a força do alto que é o próprio Espírito. Daí é a urgência de estarmos no mesmo lugar reunidos em comunidade, e clamarmos junto de Maria que do alto venha o defensor. E assim transformados pelo Espírito, consequentemente nossa vida se transformará, nossas atitudes serão diferentes, e teremos dado o primeiro passo para a construção já aqui na terra do Reino de Deus, da civilização do amor.  


©Alberto Fonseca. Graduando em História/UFRRJ. Maio-2013.
albertofonseca@ufrrj.br

Nenhum comentário: